História




A história de Penha é marcada por uma cultura singular, destacada em Santa Catarina e notória no Brasil. Por volta de 1.777, os portugueses haviam levantado estabelecimentos destinados à pesca e ao aproveitamento de baleias. Eram as chamadas “Armações”. Os espanhóis apoderaram-se do litoral Catarinense, especificamente do lugar chamado Armação da Piedade, passando a usá-la em proveito próprio. Durante a invasão dos espanhóis, os portugueses (Açorianos) se transferem da ilha para a região do Itapocorói, levando tecnologia, equipamentos e mão-de-obra especializada, que lhes permitiu implantar a armação baleeira de Itapocorói, aproveitando a praia que era protegida do vento-sul e segura para a navegação.

A caça a baleia predominou por muitos anos. Por volta de 1.819 começa a escassear o número de baleias na Costa Catarinense, e em 1.825 é extinta.

Penha conquistou autonomia política através da lei nº 348 de 21 de junho de 1.958, verificando a instalação do Município em 19 de julho do mesmo ano.

Em 1.991, com a inauguração do Beto Carrero World, a cidade ganhou um grande impulso na atividade turística tanto que atualmente, o turismo é a sua principal economia.

Prefeitura de Penha / Secretaria de Turismo © Copyright 2009.